As alunas Itaynara, Láyla, Lidiane, Romane e Thaís foram à visita da estação de tratamento de água de Floriano, à Agespisa. Daylana, ex-aluna, e recém formada do curso de Biologia do IFPI nos acompanhou.
Toda a captação da água bruta(vindo diretamente do rio) é feita no bairro Taboca onde é armazenada em tanque e recebido processo químicos e físicos.Nos estoques observamos todo o material utilizado para o tratamento da água como cal hidratada, cloro, flúor e sulfato de alumino ferroso.
A cal hidratada há três tipos no estoque: granulado, partículas e a gás, porém agás é a mais utilizada no tratamento pela maior facilidade de mistura para a correção do PH da água.
Dosadores são tanques que controlam a quantidade de água e cada substância a receber em cada tanque. A água sofre vários processos de avaliação em todo o decorrer do processo de tratamento desde a captação ate a que chega ás casas.Assim que a água é captada ela recebe sulfato de alumínio ferroso onde começa o processo de floculação.
Já percebemos a separação visível de impurezas da água, onde logo após segue ao tanque de decantação, onde impurezas como a areia decanta para o fundo do tanque e a água limpa fica a superfície indo para o ultimo tanque o de filtração, onde passa por várias camadas, e recebe logo depois cloração para a correção do PH e o flúor, e segue ao reservatório onde é distribuída a cidade.
É isso ai... Uma equipe com inteligencia de dar orgulho.
ResponderExcluirNão entendo nada disso, mas adorei tudo.
Forte abraço.
Valeu!Verá mais coisas interessantes aqui!
ResponderExcluirParabéns à professora Keyla e aos alunos de Edificações, especialmente os meus ex-sempre alunos, que nunca se recusam a participar dos projetos da escola. Esse IFPI Floriano faz história, não é galera?
ResponderExcluirBjs,
Profª Fátima Brandão